Como identificar e não romantizar relacionamentos abusivos. 

Hello, xuxus! 💚
Hoje o tema é sério.

Quando pensamos em relacionamentos abusivos logo nos vem a cabeça a imagem de uma mulher literalmente apanhando do marido. Mas abuso é muito, muito, muito mais que isso.

Você que mantém um relacionamento, de qualquer grau de compromisso que seja, veja se  já passou por uma ou mais das situações descritas abaixo;
🚩 Trocou de roupa a pedido do parceiro .

🚩 Foi silenciada por seu parceiro em qualquer situação.

🚩 Em um bar ou restaurante ele escolhe o que você vai comer ou beber.

🚩 Após uma briga ele faz você se sentir culpada, mesmo que o culpado seja ele.

🚩 Você praticamente não vê mais seus amigos e amigas.

🚩 Os amigos de vocês são os amigos dele, e só!

🚩 Você se depila única e exclusivamente para agradar ele.

🚩 Ele implica e te distância da sua família.

🚩 Ele usa argumentos como : ” Você está exagerando ” ou ” você está LOUCA ” .

🚩 Você fez sexo apenas por que ele queria muito e tinha suas ” necessidades” de homem. E homem que não tem dentro procura fora, certo ?

🚩 Ele não aceita os seus NÃOS.

🚩 As suas vontades parecem não importar.

🚩 Sua vida gira em torno do seu relacionamento.

🚩 Ele te obriga a aceitar as traições dele, afinal homem é assim mesmo.

🚩 Quando ” absorvemos ” o gosto do parceiro só para agradar.
Eu poderia continuar essa lista por horas a fio, mas já está bom, né ?


Então amiga, por quantas dessas você já passou ? Eu já passei por quase todas elas, muitas por machismo que eu reproduzia, uma vez que cresci ouvindo que era o homem que mandava, outras por inexperiência.

Hoje eu sei que minha primeira relação sexual foi estupro, pois é estupro se você fala não e pede pra parar uma vez. O que é quando você fala pelo menos umas dez vezes? O que é quando você ouve que está velha para ser virgem ( eu tinha 21 ) e que na verdade estão te fazendo um favor. Me estuprar foi um favor que fizeram pra mim então ? Soa absurdo não é ? E é absurdo.

Agora imagine que isso acontece diariamente. Quem nunca foi surpreendida com o pedido da tal prova de amor ? Quem nunca se sentiu um lixo ao ver que o amor não existia ao final da prova.
Quando se namora com homens mais velhos a situação é sempre muito pior, mas não se engane, as novas gerações estão aprendendo cada vez mais cedo a serem abusivos. Mas voltando ao caso dos homens mais velhos, eles te tratam como uma incapaz, uma pessoa que não conhece a vida e eles por terem mais experiência sabem de tudo, até o que você deve comer. Uma coisa que me irritava era chegar em um restaurante e o meu namorado em questão escolhia o que eu iria comer de acordo com o gosto dele. Ou quando falava que eu deveria tomar cuidado para não engordar, ou quando definia quantos filhos teríamos e seus nomes. Parece bizarro não é ? Mas acontece TODOS OS DIAS !

Nunca passei por situações de violência física propriamente dita, então não tenho experiência para falar, mas tenho certeza que é infinitamente pior do que as que estou relatando, o problema é que a violência piscicologica pode se tornar física em questão de tempo. Por isso devermos identificar e tentar corta-lá logo no início.


Tenho muitas amigas que vivem em relacionamos abusivos e simplesmente não vêem, e aí de quem falar isso. É uma despeitada invejosa. Mas não é amiguinha, ela só enxerga de fora e vê coisas que nós muitas vezes não vemos. Assim como eu não vi, assim como eu já romantizei abuso. Assim como eu já achei lindo o cara decidir toda a nossa viagem do feriado sem nem ao menos me consultar. Não existia companheirismo, existia vontade, a vontade DELE.

Muitos podem me ( nos )chamar de amarga hoje em dia, mas ninguém sabe pelas coisas que já passamos e muito menos quais as feridas que ainda temos abertas. Eu poderia muito bem ser uma frustrada sexual, mas sou uma frustrada emocional. E não tenho vergonha nenhuma de admitir isso. Prefiro não me envolver só de medo de passar por isso tudo de novo.
Por que eu não fiz nada de errado, assim como você também não fez. Não permita jamais que te culpem, você não é traída por sua culpa, você não apanha porque mereceu.

Nosso único pecado foi nascer em uma terra em que mulher é mercadoria barata. 

Ninguém bate por que ama, não humilha por que ama, não prende por que ama, nem faz sofrer por medo de perder. O nome disso é posse !


A cada uma que ler isso, saiam enquanto ainda dá tempo, não percam a vida de vocês do lado de um homem que só te faz mal. O mundo pode sim ser lindo. Se precisar de ajuda, procure alguém da família, amigos ou até uma delegacia da mulher, mas não se vale. As marcas podem ser irreparáveis.  Sempre vai ter alguém melhor lá na frente, se não tiver ? Antes só do que mal acompanhada.


Beijos, manas ❤️

Um pensamento sobre “Como identificar e não romantizar relacionamentos abusivos. 

  1. Pingback: Como identificar e não romantizar relacionamentos abusivos.  | Cosmopolitan Girl

Deixe um comentário

